sexta-feira, 25 de março de 2011

SEJA UM MULTIPLICADOR DA CULTURA DO PARTO NORMAL

Na foto: Sônia Lansky, líder do Movimento BH pelo Parto Normal, que reúne 40 parceiros em Belo Horizonte, inclusive a ong Bem Nascer, e está fazendo diferença em BH.

Se você quer ser um multiplicador da cultura do parto normal, participe da próxima oficina de formação de multiplicadores do Movimento BH Pelo Parto Normal. Serão conferidos certificados.

*Oficina para formação de Multiplicadores do Movimento “BH Pelo Parto
Normal”*

*Introdução*

O movimento “BH Pelo Parto Normal” é uma ação de saúde coletiva, instituídae coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte desde 2007, como estratégia de mudança da cultura do parto e nascimento, marcada por intensa medicalização e altas taxas de intervenções desnecessárias, em especial
cesarianas sem indicação precisa.

Para atuação nas atividades do movimento e disseminação de informações sobre o bom parto, realizam-se periodicamente oficinas para formação para multiplicadores do movimento.

*Objetivo*

Formar multiplicadores do movimento “BH Pelo Parto Normal” que poderão atuar para disseminar as boas práticas de assistência à mulher e recém-nascido no parto e nascimento e integrar ações de mobilização social.

*Ementa*

História da assistência ao parto e campanhas de promoção do parto normal no Brasil; Evidências científicas sobre as práticas assistenciais no parto e sobre os riscos e benefícios associados ao parto vaginal e à cesariana; Sensibilização para necessidade de implantação de modelo assistencial baseado em evidências científicas,
centrado nas necessidades da mulher e família e da promoção do parto como experiência fortalecedora. Reflexão crítica sobre a epidemia de cesariana no Brasil, seus determinantes e impactos na saúde da mulher e da criança.

*Carga horária*8 horas

*Número de vagas*40 vagas

*Métodos Didáticos*

Atividades e dinâmicas em grupos; Exposição de vídeos e discussão; Exposição dialogada; Júri simulado.


As informações foram fornecidas pela enfermeira obstetra, uma das idealizadoras do Movimento BH pelo parto normal, *Míriam Rêgo de Castro Leão* Ela responde pela Coordenação do Colegiado de Enfermagem /PUC Minas no Barreiro

Informações pelo e-mail: enfermagem.bar@ pucminas. br

Nenhum comentário:

Postar um comentário