quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Os Planos de Deus


Segue o relato de parto de Janaina Bicalho. Um parto hospitalar assistido por Dr. Marco Aurélio Valadares, que é também meu obstetra e fundou comigo o Movimento Bem Nascer. 
Janaina Bicalho em uma aula de Yoga que ministrei na Roda Bem Nascer do Parque das Mangabeiras.
“Bem se diz o ditado: a gente faz e Deus desfaz. Fazemos planos e Deus tem outros para nós. Eu e meu marido moramos há muitos anos nos EUA e resolvemos vir para o Brasil ter o nenê de parto humanizado. Eu vim antes e meu marido marcou passagem para o dia 24 de outubro de 2006, adivinhem, neste dia entrei em trabalho de parto. Acordei às três horas com uma cólica muito forte. Fiquei esperando para ver se piorava. Às 5h, minha mãe levantou e vendo que eu sentia dor pediu para eu ligar para o Dr. Marco Aurélio (Valadares). Esperei até 7h e quando liguei ele me pediu para ir direto para a maternidade. Eu estava com 4 cm de dilatação, ainda demoraram mais 12 horas até o nascimento. Entre dor, ansiedade e alegria, tentei empregar as técnicas aprendidas com Yoga com a Cleise (Soares), fiz uma sessão de acupuntura com Marco Aurélio e também banhos de água quente.

Infelizmente, tive que  pedir um pouco de anestesia quando estava com 6 cm, porque o tempo estava se prolongando demais e eu estava cansada. Tive medo de não ter energia para a hora da expulsão. A anestesia foi ministrada mais fraca, tanto que pude ter o parto de cócoras.

Passadas 4 horas da anestesia pude vivenciar a maior maravilha do mundo: o nascimento do meu filho. Ramatis, o anjo da minha vida. Sua chegada foi linda e emocionante. Me fez sentir tão bem que posso dizer que me senti o próprio Deus naquela hora.

Tinha  minha mãe e uma amiga comigo no momento, que filmou todo o parto já que o pai não pode estar presente. Eu mesma cortei o cordão umbilical homenageando o pai e cantei a música que foi o nosso mantra durante toda a minha gravidez. Gravidez esta que sinto tanta saudades,  mas que me trouxe a coisinha mais preciosa que aconteceu em minha existência.
O segundo filho ela teve nos Estados Unidos. Capturei as fotos do seu face.

Logo que voltei ao quarto, minha amiga perguntou: seu próximo filho vai ser cesariana programada, não é? E eu lhe disse: Pois teria outro agora mesmo; no  mesmo hospital (Maternidade Santa Fé), com o mesmo médico (que, aliás, eu senti como um pai naquelas horas tão importantes!) e com as mesmas dores mais gratificantes que um ser pode sentir. Ainda bem que tudo foi filmado, porque agora até o meu próximo parto, posso vivenciar de novo este toda a vez que sentir saudades. 

Foi tudo lindo e mágico!
E o pai? Chegou no outro dia. Infelizmente perdeu o nascimento, mas ficou admirado pelo nosso lindo e saudável filho.

Por Janaina Bicalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Planos de Deus

Segue o relato de parto de Janaina Bicalho. Um parto hospitalar assistido por Dr. Marco Aurélio Valadares, que é também meu obstetra e fun...