segunda-feira, 29 de novembro de 2010

NOTÍCIAS DE BRASÍLIA

Domingo teve Flash Mob na Torre de TV


No último dia 28 de novembro, às 12h15, na Torre de TV, em Brasília aconteceu o Flash Mob de yoga Prenatal da III Conferência Internacional sobre a Humanização de Parto e Nascimento. O Flash Mob (mobilizações rápidas) serve para surpreender as pessoas e chamar a atenção para um tema específico, nesse caso a Humanização no Parto e Nascimento. As participantes da Conferência se misturam aos visitantes da Torre de TV e começam a se expressar corporalmente com base em exercícios de yoga.
Os Flash Mobs (“mobilizações rápidas”) são manifestações que se caracterizam pela aglomeração e dispersão instantâneas de participantes (pessoas que, aparentemente, transitam pelo local) e desejam que os cidadãos que presenciem se atentem para tal idéia ou pensamento. Os interessados recebem as instruções via internet (e-mails e redes sociais) e se reúnem, pessoalmente, momentos antes da manifestação, em um ponto de encontro para afinar os últimos detalhes.
O flash mob da Conferência foi organizado pela instrutora de yoga para gestantes, mães e bebês em Salvador (BA), Anne Sobotta e pela doula de Belo Horizonte (MG), Mariana de Mesquita.

O papel da doula no atendimento ao parto é discutido em Brasília
Centenas de mulheres do Brasil e do mundo participa até dia 30 de novembro da III Conferência Internacional sobre a Humanização do Parto e Nascimento, em Brasília.
Segundo release informativo, as participantes tiveram a oportunidade de entrar em contato com vivências de auto cuidado, como o self healing, a biodança, o pilates, os florais e a visualização do parto. O espaço das rodas de convivência foi dedicado a reflexão sobre a atuação da doula, a dor no parto e o luto no parto.
O trabalho do Hospital Sofia Feldman, de Belo Horizonte, pioneiro na implantação do trabalho da doula no Sistema Único de Saúde (SUS),foi um dos destaques das mesas redondas. Desde 1997 o Hospital desenvolve o projeto doula comunitária, que proporciona suporte físico e mental a parturiente e seus familiares antes, durante e após o nascimento. O objetivo é resgatar o processo natural do parto e do nascimento e, dessa forma, diminuir a alta taxa de cesarianas feitas no Brasil, 15% acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Para Maria de Lourdes, conhecida como Fadynha, presidente da Associação Nacional de Doulas e doula há 32 anos, o primeiro dia foi emocionante e surpreendente pela quantidade de gente e intensa de troca de saberes. “Nessa pré-conferência eu achei importante o fortalecimento do papel da doula, fundamental no processo do parto. Aqui é o início de um longo caminho”, ressaltou.
A preocupação com capacitação de parteiras profissionais foi o tema central dos debates do I Encontro Internacional da Relacahupan – Rede Latino Americana e do Caribe pela Humanização do Parto e Nascimento, que acontece dentro da Conferência. Doulas, parteiras, indígenas, profissionais da saúde de diversos países da América do Sul vieram à Brasília para mostrar os esforços realizados em suas comunidades na integração das práticas científicas com os costumes ancestrais.
“Muitas parteiras indígenas já foram perseguidas e não queriam mais fazer partos, só se fosse de extrema necessidade”, disse a palestrante mexicana Cristina Galante do Centro de Iniciacíon a Partería de Oaxaca. Segundo ela essa foi uma das razões para a criação do Centro, além da preocupação com o aprofundamento dos conhecimentos que já tinham. Sonia Calva, parteira argentina e coordenadora da escola de Córdoba destacou que a formação das parteiras não está centrada apenas como agente de saúde, mas também como ativista dos direitos humanos.
Outras temáticas serão discutidas durante a Conferência, que segue até o dia 30 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Graziela Sant’Anna
Assessoria de Imprensa
III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento

Um comentário:

  1. Cleise,

    Indiquei o blog da Yoga Bem Nascer com o selo Prêmio Sunshine Award. Deem uma olhadinha no meu blog!
    http://kikacarattiero.blogspot.com/2010/12/selo-premio-sunshine-award.html

    Beijos,

    Érica Carattiero

    ResponderExcluir

YOGA PARA TODOS

O bebê nasceu. Você fez Yoga durante toda a gravidez. Quando chegar aos três meses pode recomeçar com os alongamentos. Em casa, em família ...