domingo, 7 de março de 2010

RESPIRE FUNDO!

Respiração é o oriente para a parturiente, o guia.

Respiração é energia.

Respiração vitaliza.

Respiração tranqüiliza.

Respiração acalma a mente.

Respiração serena o coração.

Respiração aumenta a imunidade.

Respiração alonga a vida.

No Yoga existe a técnica que se chama Pránáyáma (domínio da bioenergia através da respiração). Exercita os pulmões, aumentando a capacidade respiratória.

Os exercícios respiratórios do Yoga Bem Nascer foram adaptados à gestação e ao parto pela yogaterapeuta Cleise Soares.

Eles mantêm em alta a energia da mãe e dão melhor qualidade à gestação.

Durante o parto, eles conduzem a mãe, transformando a experiência em uma vivência mais tranqüila e prazerosa.

Ansiedade e mente dispersa andam de mãos dadas. Respiração tranqüila, mente tranqüila, menos stress.

RESPIRAÇÕES PARA O PARTO

A gestante é convidada a respirar profunda e tranquilamente durante todo o trabalho de parto.

RESPIRAÇÃO DA PERMISSÃO

Gestante, desenvolva a atitude da permissão, aprenda a permitir o trabalho de parto. Tome consciência do períneo e do canal de parto e saiba que quanto mais relaxada, mais rápido e indolor será seu parto.

Ao respirar, tome consciência do seu corpo e imagine que o ar está entrando pelo canal de parto e ao sair está relaxando os músculos pélvicos, os esfincteres anais, a ossatura do quadril, toda essa região intimamente relacionada ao parto. Mande ordens mentais de relaxamento para toda a região. Permita que o parto ocorra, sem tensões. Menos adrenalina, mais ocitocina, endorfinas.

A mitologia interna da gestante ajuda no trabalho de parto, criando imagens mentais, a cada contração.

...como a onda do mar... é mais um onda, é mais uma onda...

...estou caminhando, chegando ao topo da montanha, são só mais uns passos, estou chegando...

RESPIRAÇÃO PROFUNDA

Esta é a respiração primeira do Yoga. Normalmente, o pulmão pode conter até 5 quilos de ar. Normalmente, as pessoas respiram curto e só absorvem 1,5 k. Esse exercício ajuda a ir aumentando a capacidade respiratória. Inspire e na medida em que o ar entra, deixe o ventre inflar. Ao soltar, o ar, vá recolhendo o abdome, como de o umbigo fosse tocar nas costas. Você pode praticar sentada ou deitada, antes de dormir. Esta respiração profunda combate a insônia e leva a um sono melhor.

Esta respiração é fundamental no momento do parto. Respire profundo e encontre um ritmo para o ir e vir do ar no seu corpo. Respire imaginando que está enchendo um balão, quando o ar entra, a barriga enche como um balão. Quando o ar saí, a barriga se recolhe. O movimento também massageia o nenê em seu útero. A respiração qualifica o ar que seu filho respira.

Respiração profunda é bom para a mãe, para a criança.

RESPIRAÇÃO = OXIGÊNIO E PRANA (ENERGIA VITAL)

APRENDA A RESPIRAR CORRETAMENTE DURANTE A GESTAÇÃO E NO TRABALHO DE PARTO!

A TEMPO

YOGA É PARA TODAS AS IDADES E PARA TODOS OS DIAS!

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