POR QUE BEM NASCER?
Perspectivas do Nascimento no Brasil Atual
Existe uma epidemia de cesarianas no Brasil? O que fazer para alterar esse quadro epidemiológico, mudar o paradigma do atendimento à saúde e adotar as boas práticas do parto?
Os cinco médicos que compõem o recém criado – Núcleo Bem Nascer – vão responder a esta pergunta e traçar um panorama do parto no Brasil e no mundo, nessa próxima quinta feira, dia 26 de novembro, às 20horas , na sede IAAMG – Instituto de Acupuntura Médica de Minas Gerais, localizado à rua Carijós, 150 – 8º andar, centro. A entrada é gratuita e está aberta a gestantes, casais grávidos, profissionais de saúde e demais interessados.
Cada um deles abordará um assunto
“O objetivo do Núcleo Bem Nascer é respeitar a mulher e o direito do recém nascido, o direito de nascer naturalmente. Devolver à mulher o dom delas de terem seus filhos. Mais que tudo, o Núcleo Bem Nascer será referência em boas práticas no parto e em partos normais, naturais, de cócoras...”, explica Dr. Marco Aurélio Valadares..
“A idéia é oferecer para as mulheres um atendimento de uma medicina menos intervencionista e baseada em evidências científicas. Durante muito tempo parto natural era coisa de`natureba`, uma opção feita pelos alternativos da década de 70/80. O Núcleo Bem Nascer quer se distanciar desta imagem e se associar a muita informação científica atualizada. O Núcleo Bem Nascer nasce dessa demanda que existe no sistema privado, de uma assistência obstétrica mais respeitosa, mais psicológica, mais natural e mais segura”, declara Dr. Hemmerson Magioni, que assiste partos na Maternidade Santa Fé no Hospital Sofia Feldman.
Núcleo Bem Nascer
Além delas e do Dr. Hemmerson Magioni e Dr, Marco Aurélio Valadares, compõe o grupo o Dr. Sandro Ribeiro. Ele estudou medicina na Universidade Federal de Minas Gerais e fez residência em ginecologia e obstetrícia na Maternidade Odete Valadares, onde agora é gerente. Trabalha também no Hospital Odilon Bherens. Ele acredita que “parto é um momento muito intimista. Precisa o mínimo necessário e a conscientização da equipe- auxiliares de enfermagem, pediatria, anestesista –o momento pede silêncio.”
E está otimista: “Núcleo Bem Nascer – alguma coisa que está germinando e que vai se alastrar”
O Núcleo Bem Nascer conta com o apoio da ONG Bem Nascer – uma organização de mulheres que atua
SITE: www.núcleobemnascer.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário