segunda-feira, 27 de abril de 2009

UMA RODA REDONDINHA!

Esta é Janaina Bicalho, no Centro de Educação Ambiental, fazendo Yoga com Cleise Soares, enquanto ainda estava grávida do primeiro filho, Ramatis.
O dia amanheceu bonito, quando cheguei às 8h45m, ao Centro de Educação Ambiental do Parque das Mangabeiras. Com muito carinho organizei em círculo os colchonetes na área aberta e as cadeiras em círculo, na sala onde seria realizada a palestra. Acendi um incenso, fiz uns mantras quando chegou o estudante Josenildo, da Puc. Ele estuda Ciência da Informação, mas está convocado pela disciplina Educação Religiosa a desenvolver o tema "saúde da gestante, uma das metas da ong para o milênio". Contei com riqueza de detalhes toda a história da ong.

Então, as mães começaram a chegar. Esta Roda Bem Nascer aconteceu no último sábado, dia 25 de abril de 2009, no Parque das Mangabeiras. Como sempre, o evento contou com barrigudinhas, mamães com seus nenês bem nascidos e estudantes. Desta vez, foram alunos da PUC, que assistiram à Roda e entrevistaram integrantes da ong Bem Nascer.

Mirian Rego abordou novamente o tema Parto Domiciliar - Mitos e Verdades. Mostrou os bons índices e resultados dos 22 partos já realizados pela equipe de enfermagem, formada por Mirian Rego, Sybille Campos e Najla.

A educadora Yuri Fujita relatou com detalhes seus dois partos, assim como a professora Lidia Amaral. As duas tiveram um primeiro parto com muitas intervenções e um segundo bem mais tranquilo, o parto dos seus sonhos. Segundo elas, o parto é uma construção e há uma evolução de um para o outro. Mas acentuaram a necessidade de se escolher uma boa assistência, que atenda às vontades dos pais naquele momento. Um médico adepto do parto normal, uma casa de partos ou o parto domiciliar.

A usuária Janaina Bicalho, que reside nos Estados Unidos, foi se despedir da Roda com o companheiro, já que estava de viagem no dia seguinte. Ela, que teve seu primeiro filho com Dr. Marco Aurélio Valadares, na Maternidade Santa Fé, quer ter seu segundo em casa com a enfermeira Mirian Rego. Disse que foi muito feliz no primeiro, que guarda grande carinho pela atuação do Dr. Marco Aurélio e chegou às lágrimas de emoção ao contar o parto. Mas, ela ainda não está grávida, o segundo filho ainda está nos seus planos.

Recebemos visitas também de tentantes, mulheres conscientes que querem se preparar para o parto antes de ficarem grávidas.

A Polly, "nossa choradeira oficial de cesárea", que teve duas cesárias relatou para todos a sua experiência, que sempre a deixa profundamente emocionada. Desta vez, ela foi com a Mayara e a Kyara, dois anjinhos de olhos azuis, que têm sorte de ter uma mãe tão presente e consciente. Kyara ainda mama em livre demanda e Polly, que voltará a trabalhar no final de maio, já está guardando as chuquinhas para dar leite materno à menina até completar seis meses.

Sentimos a falta da Kalu, da Rebeca, da Inara, da Érika, da Alessandra... Suas presenças são sempre importantes na Roda Bem Nascer.

A próxima Roda Bem Nascer será realizada no Parque Municipal, no segundo sábado do mês de maio, às 14h30, sob coodenação de Mirian Rego. O tema está sendo definido, logo comunicamos.

BEM NASCER DE IDÉIAS - ONG BEM NASCER - PELO PARTO NATURAL

Um comentário:

  1. Eu quem sinto falta dessa Roda com energia única!
    Beijos, saudade de todas!!!

    ResponderExcluir

YOGA PARA TODOS

O bebê nasceu. Você fez Yoga durante toda a gravidez. Quando chegar aos três meses pode recomeçar com os alongamentos. Em casa, em família ...