segunda-feira, 27 de abril de 2009

UMA RODA REDONDINHA!

Esta é Janaina Bicalho, no Centro de Educação Ambiental, fazendo Yoga com Cleise Soares, enquanto ainda estava grávida do primeiro filho, Ramatis.
O dia amanheceu bonito, quando cheguei às 8h45m, ao Centro de Educação Ambiental do Parque das Mangabeiras. Com muito carinho organizei em círculo os colchonetes na área aberta e as cadeiras em círculo, na sala onde seria realizada a palestra. Acendi um incenso, fiz uns mantras quando chegou o estudante Josenildo, da Puc. Ele estuda Ciência da Informação, mas está convocado pela disciplina Educação Religiosa a desenvolver o tema "saúde da gestante, uma das metas da ong para o milênio". Contei com riqueza de detalhes toda a história da ong.

Então, as mães começaram a chegar. Esta Roda Bem Nascer aconteceu no último sábado, dia 25 de abril de 2009, no Parque das Mangabeiras. Como sempre, o evento contou com barrigudinhas, mamães com seus nenês bem nascidos e estudantes. Desta vez, foram alunos da PUC, que assistiram à Roda e entrevistaram integrantes da ong Bem Nascer.

Mirian Rego abordou novamente o tema Parto Domiciliar - Mitos e Verdades. Mostrou os bons índices e resultados dos 22 partos já realizados pela equipe de enfermagem, formada por Mirian Rego, Sybille Campos e Najla.

A educadora Yuri Fujita relatou com detalhes seus dois partos, assim como a professora Lidia Amaral. As duas tiveram um primeiro parto com muitas intervenções e um segundo bem mais tranquilo, o parto dos seus sonhos. Segundo elas, o parto é uma construção e há uma evolução de um para o outro. Mas acentuaram a necessidade de se escolher uma boa assistência, que atenda às vontades dos pais naquele momento. Um médico adepto do parto normal, uma casa de partos ou o parto domiciliar.

A usuária Janaina Bicalho, que reside nos Estados Unidos, foi se despedir da Roda com o companheiro, já que estava de viagem no dia seguinte. Ela, que teve seu primeiro filho com Dr. Marco Aurélio Valadares, na Maternidade Santa Fé, quer ter seu segundo em casa com a enfermeira Mirian Rego. Disse que foi muito feliz no primeiro, que guarda grande carinho pela atuação do Dr. Marco Aurélio e chegou às lágrimas de emoção ao contar o parto. Mas, ela ainda não está grávida, o segundo filho ainda está nos seus planos.

Recebemos visitas também de tentantes, mulheres conscientes que querem se preparar para o parto antes de ficarem grávidas.

A Polly, "nossa choradeira oficial de cesárea", que teve duas cesárias relatou para todos a sua experiência, que sempre a deixa profundamente emocionada. Desta vez, ela foi com a Mayara e a Kyara, dois anjinhos de olhos azuis, que têm sorte de ter uma mãe tão presente e consciente. Kyara ainda mama em livre demanda e Polly, que voltará a trabalhar no final de maio, já está guardando as chuquinhas para dar leite materno à menina até completar seis meses.

Sentimos a falta da Kalu, da Rebeca, da Inara, da Érika, da Alessandra... Suas presenças são sempre importantes na Roda Bem Nascer.

A próxima Roda Bem Nascer será realizada no Parque Municipal, no segundo sábado do mês de maio, às 14h30, sob coodenação de Mirian Rego. O tema está sendo definido, logo comunicamos.

BEM NASCER DE IDÉIAS - ONG BEM NASCER - PELO PARTO NATURAL

Um comentário:

  1. Eu quem sinto falta dessa Roda com energia única!
    Beijos, saudade de todas!!!

    ResponderExcluir

Momentos para nunca mais esquecer...

Yoga para Casais Grávidos. Momentos íntimos de interação, acolhimento, união, afeto entre os três, o pai, a mãe e o bebê. Momento de ...