terça-feira, 20 de julho de 2010

A HORA CERTA DE IR PARA A MATERNIDADE

Linda foto da Denise, com a Catarina na barriga e a cachorra Lola.

Recebemos uma contribuição do Núcleo Bem Nascer, formado por cinco médicos do sistema suplementar. Conheça mais sobre o Trabalho de Parto, qual o momento certo de ir para a maternidade e o que acontece quando corre bem? Também alerta para as complicações que podem ocorrer. É sempre bom estar alerta.

1. CONTRAÇÕES: FREQÜÊNCIA, DURAÇÃO

As contrações de trabalho de parto são regulares e são sentidas pela gestante como um endurecimento do abdome. O momento de se dirigir à maternidade é quando estas contrações estão se repetindo a um intervalo de no mínimo 5 / 5 minutos.

2. ROTURA DA BOLSA D´ÁGUA

- A saída de líquido pela vagina em grande volume ou em volumes menores continuamente é sinal que a bolsa rompeu. Quando isto acontece, é necessário que a gestante seja examinada por um obstetra.

3. TAMPÃO MUCOSO

- É a saída de uma secreção espessa pela vagina, às vezes com algumas raias de sangue. Este sinal (conhecido entre leigos como sinal do parto) representa que o colo está começando a ser preparado para o trabalho de parto e pode acontecer vários dias antes do seu início, não sendo necessário, portanto, que a gestante se encaminhe para a maternidade.

4. SANGRAMENTO

O Sangramento “tipo menstruação” é anormal em qualquer fase da gravidez e deve ser imediatamente comunicado ao médico.

5. SINTOMAS DE COMPLICAÇÕES

- Dores de cabeça que não cedem com analgésicos comuns, dores abdominais contínuas, diminuição acentuada dos movimentos fetais ou sintomas que preocupem a gestante devem também ser informados ao médico.

www.nucleobemnascer.com.br

3 comentários:

  1. Oi Cleise, que legal você ter postado essa foto!
    mas a Catarina é a que tá na minha barriga aí.
    então na foto estamos eu (Denise), a Lola (minha cachorrinha) e a Catarina (minha filhota ainda dentro da barriga)
    beijos e obrigada pelo carinho,
    Denise

    ResponderExcluir
  2. oi meu nome é leticia tenho 16 anos e estou gravida de 27 semanas estou tendo contrações e esta saindo um liquido amarelo e com cheiro forte pela minha vagina fui ao medico e disseram que é corrimento mais ja vai fazer um mes e não para quando eu ando minha barriga fica dura e dolorida não sei oque fazer alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  3. Letícia,
    Você está fazendo pré natal? Deve procurar imediatamente um posto de saúde do SUS ou o seu médico. Vá as Rodas Bem Nascer.
    Segundo sábado-14h30-(Auditorio do orquidário/Parque Municipal)
    terceiro sábado - Parque Ecológico da Pampulha - 9h30
    último sábado, Parque Mangabeiras - 9h30.
    Fique tranquila.
    Cleise

    ResponderExcluir

YOGA PARA TODOS

O bebê nasceu. Você fez Yoga durante toda a gravidez. Quando chegar aos três meses pode recomeçar com os alongamentos. Em casa, em família ...