segunda-feira, 26 de abril de 2010

'DOR' NO PARTO? TEM SOLUÇÃO.

Foto: Arquivo do blog - Janaina Bicalho

O QUE POSSO FAZER, ALÉM DA PERIDURAL?

Os integrantes da próxima etapa do CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O PARTO NORMAL, vão responder a essa pergunta, na quinta feira (dia 29 de abril), às 20 horas, na Associação Médica de Minas Gerais, av. João Pinheiro, 161, centro. Eles vão mostrar que a peridural pode ser parceira da mulher em um parto normal e que a Acupuntura, o Yoga e a Homeopatia podem contribuir e atuar como métodos não farmacológicos de alívio à dor.

Este curso é inédito em Belo Horizonte e pretende ser permanente. Três profissionais vão abordar o tema do mês de abril, cada em um ponto de vista:

Dr. Marco Aurélio Valadares fala sobre "Mecanismo da Dor no parto, Acupuntura e outras alternativas de alívio à dor. Ele é obstetra, fundador da ONG Bem Nascer e idealizador do Núcleo Bem Nascer – composto por cinco obstetras e que está se tornando uma referência em partos normais em Belo Horizonte. Nos últimos 30 anos, atende às mulheres de Belo Horizonte que desejam ter partos humanizados - normais ou de cócoras.

A anestesia peridural num parto normal, se for bem dosada, permite que as mulheres tenham parto de cócoras. Dra. Eliane Cristina Soares é anestesista do Odilon Bherens e da Maternidade Risoleta Neves, onde é professora de Analgesia para os residentes e trabalha atendendo às demandas das gestantes por anestesia, mas - segundo Dra. Quésia Tamara - depois de apresentar os métodos não farmacológicos de alívio à dor. Mostrará como é possível ter um parto normal utilizando a anestesia peridural e baseada em evidências científicas, falará sobre a analgesia no mundo. Desenvolve o tema”Anestesia e Parto Normal”.

“O Yoga como terapia para alívio da dor”- Esta é abordagem da palestra da yogaterapeuta Cleise Soares. Ela vai mostrar que o Yoga prepara a mulher um todo, física, emocional e psicologicamente; ajuda no seu empoderamento, na gestação e no andamento do parto. Vai ensinar posturas que dão alivio à coluna, exercícios respiratórios que recarregam e relaxam e, acima de tudo, são um oriente para as mulheres.

"A gestante deve levar em sua malinha da maternidade: um corpo flexível e bem preparado para o parto, respirações tranquilas e conscientes, boas imagens mentais, água de côco... Com o Yoga Bem Nascer, a gestante se programa durante todo o parto. Coordena a mente com os movimentos do corpo e transforma a experiência em uma vivência prazerosa."

Meu objetivo é plantar uma sementinha dentro do coração das gestantes e pais que estiverem presentes. Mostrar que a prática de Yoga especializada ajuda a mulher durante a gestação, ameniza os desconfortos e oferece ferramentas valiosas durante o trabalho de parto.
Cleise Soares
INSCRIÇÕES: www.nucleobemnascer.com.br

Um comentário:

  1. Isabel - Doula/Multiplicadora2 de junho de 2010 às 14:20

    Parabéns, Cleise por essa tão merecida homenagem. Mais do que prêmio - RECONHECIMENTO. Força e garra para levar sempre adiante. Sonhaste um sonho, deu a ele vida e agora o vê frutificar. Que esses frutos se multipliquem cada vez mais, levando a várias mulheres a oportunidade de aprender o que é PARIR NATURALMENTE. Ajudando-as a descobrir o Dom da vida através da Maternidade Ativa. Que essa homenagem seja apenas uma entre tantas outras que virão. Onde tantas de nós aprendemos por experiência própria e junto com você, abraçamos e acolhemos o ventre (útero) de todas as mulheres nos que chegam. A propósito, o novo visual do site, ficou muito bom.

    ResponderExcluir

YOGA PARA TODOS

O bebê nasceu. Você fez Yoga durante toda a gravidez. Quando chegar aos três meses pode recomeçar com os alongamentos. Em casa, em família ...