quinta-feira, 25 de junho de 2009

YOGA NA RODA MANGABEIRAS



















A minha querida amiga e companheira Lidia Lopes, que é a tranquilidade em pessoa, o yoga em pessoa. Ela que sempre está presente com sua cria em todas as Rodas. Ela demonstra aqui alguns exercícios fundamentais no yoga para gestantes.


YOGA PARA O NASCIMENTO é o tema da próxima Roda Bem Nascer Mangabeiras e será desenvolvido pela yogaterapeuta Cleise Soares, que é também presidente da ong Bem Nascer - Pelo Parto Natural. A Roda inicia às 9h e a aula de yoga terá início às 10h. Se você quiser fazer a prática, vá com roupas confortáveis e de preferência nas cores claras. A aula poderá ser realizada por todos os interessados, mas abordará especificamente a utilização do Yoga na gestação e parto. O yoga também é muito bom para as mamães que estão sobrecarregadas e muitas vezes com a coluna dolorida. Vou convidar a Yuri para dar yoga para as crianças.Os pais também podem participar. Levem um paninho para forrar o chão.


O Yoga é uma ferramenta excelente para ser utilizada durante a gestação e no trabalho de parto. Exercícios físicos, posturas específicas, alongamentos dirigidos preparam o corpo para o parto natural. A respiração também é fundamental. Os pranayamas (domínio da bio-energia através da respiração) ajudam a gestante a manter a energia em alta, favorecem o relaxamento e, alguns deles, podem ser realizados durante as contrações. Os resultados são comprovados. Para completar, a contemplação, a meditação e a projeção mental do parto podem e devem ser praticados pela gestante em sua gravidez e parto.


Em determinado momento descobri que havia criado um método. Chamei-o de YOGA BEM NASCER. Adaptei o Yoga, acentuando alguns movimentos, evitando outros e adotei alguns exercícios da Ritmoprática, movimentos da Dança do Ventre, cromoterapia, visualização criativa...



A Roda Bem Nascer Mangabeiras acontece no Centro de Educação Ambiental (CEAM), no Parque das Mangabeiras, entrada pela av. Anel da Serra. A entrada é franca e aberta para casais grávidos. Pede-se colaboração para o lanche coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

YOGA PARA TODOS

O bebê nasceu. Você fez Yoga durante toda a gravidez. Quando chegar aos três meses pode recomeçar com os alongamentos. Em casa, em família ...