domingo, 12 de abril de 2009

TOQUE DE ENFERMEIRA OBSTETRA!

Na foto: Ana Cristina, na Roda Bem Nascer

Sybille Vogt Campos é enfermeira obstetra e atuou vários anos na Casa de Partos do Sofia Feldman. Ela é vice presidente da ong Bem Nascer e atualmente está no Rio de Janeiro fazendo doutorado sobre casas de parto. Ela é alemã e teve seus dois filhos em casa. Em Belo Horizonte, assistiu com sua ternura e comprometimento a várias mulheres na casa de parto e em domicílio. Uma vez, pedi que ela mandasse um recado para as gestantes:


"Queria que elas soubessem que no fundo são fêmeas, mamíferas da espécie ser humano, projetadas para engravidar, parir e amamentar para a manutenção da espécie, segundo a lei natural.

Que, portanto, toda mulher tem a capacidade intrínseca de parir. Precisamos do outro para nos apoiar, monitorar e intervir somente em situações especiais.

Parir é uma coisa boa, que dá tesão, que aumenta a auto confiança, que libera um monte de endofinas e que é um meio para nós nos sentirmos bem e satisfeitas com nosso papel. Ser mulher é parir, vivenciar seu corpo no auge da sua capacidade, que é o parto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

YOGA PARA TODOS

O bebê nasceu. Você fez Yoga durante toda a gravidez. Quando chegar aos três meses pode recomeçar com os alongamentos. Em casa, em família ...