quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MANIFESTAÇÃO PELO RETORNO DA RODA BEM NASCER MANGABEIRAS

A ong BEM NASCER promove neste sábado, dia 24 de novembro, às 10h, uma manifestação no Parque das Mangabeiras, Praça das Águas, para reivindicação da cessão do espaço do CEAM/Centro de Educação Ambiental do Parque, para realização gratuita da RODA BEM NASCER MANGABEIRAS. Profissionais, amigos, usuários e simpatizantes da ong Bem Nascer vão participar. A instituição também enviou carta para a direção da Fundação de Parques Municipais, Sr. Homero Brasil Filho, informando sobre o que está acontecendo no Parque das Mangabeiras com os movimentos sociais que ali atuam.

A RODA BEM NASCER MANGABEIRAS, da ONG Bem Nascer,  acontece no CEAM/Centro de Educação Ambiental, do Parque das Mangabeiras, desde 2004, tendo atendido desde então a mais de 600 mulheres. Nosso objetivo: orientar sobre as boas práticas no parto, fazer a profilaxia da cesárea desnecessária e ampliar a consciência da pater/maternidade. Somos parceiros da Secretaria Municipal de Saúde, participamos das reuniões da Comissão Perinatal e militamos em seus eventos públicos.

Em agosto, fomos informados que o espaço seria reformado e que poderíamos retornar em outubro. Em outubro, o setor de eventos do Parque comunicou que a utilização do espaço passaria a ser cobrada, por decreto. Teríamos que desembolsar por quatro horas no local o valor de R$ 688,00. Somos uma organização sem fins lucrativos e trabalhamos em sistema de voluntariado. Não temos recursos para arcar com a cobrança.

Através deste, reivindicamos a cessão do espaço gratuitamente, para que possamos continuar atendendo aos casais grávidos. Solicitamos à diretoria do Parque que reconsidere a decisão de cobrança, levando em consideração o alcance social do nosso projeto.

A presidente da ong Bem Nascer, a jornalista Cleise Soares, informa que a instituição convocou suas usuárias, profissionais, simpatizantes e amigos para a manifestação no Parque das Mangabeiras para este sábado, dia 24 de novembro, quando será aberto oficialmente um abaixo-assinado que também será uma petição pela Internet. A manifestação é a primeira ação da ONG em direção ao seu objetivo. Informamos que "continuaremos lutando por todos os meios, inclusive jurídicos e políticos para o alcance da nossa meta de solidariedade e cidadania.
Mas, gostaríamos que não fossem necessárias tantas ações e que, a direção da Fundação olhasse com sensibilidade para nossa demanda e nos autorizasse a voltar a realizar a roda de conversa no local. Já contatamos pessoalmente com o setor de eventos do Parque, que nos informou da impossibilidade de voltar atrás". A entidade questiona o aluguel de espaços públicos.
 
Informações recebidas do setor de evento:
“A utilização dos espaços do Parque Municipal das Mangabeiras é de acordo com Decreto Municipal nº 9.687 de 21 de agosto de 1998, e alterações posteriores e no Decreto nº 14.787, de 30 de Dezembro de 2011. Portaria FPM Nº. 004 – Anexo I, de 16 de janeiro de 2012.

A taxa para utilização do CEAM é de R$117,20 por hora

SERVIÇO
 Manifestação pública pela gratuidade do CEAM/Centro de Educação Ambiental e
o retorno da ong Bem Nascer ao local.
Dia: 24 de novembro
Horário: 10h
Local: Praça das Águas/Parque das Mangabeiras
Informações: 8756.5932 (Cleise Soares)
www.bemnascer.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

YOGA PARA TODOS

O bebê nasceu. Você fez Yoga durante toda a gravidez. Quando chegar aos três meses pode recomeçar com os alongamentos. Em casa, em família ...