quarta-feira, 9 de setembro de 2009

CHÁ DE BENÇÃOS ANTES DO PARTO


BEM NASCER DE ACOLHIMENTO CRIA O

CHÁ DE BENÇÃOS

As grávidas acolhidas pela ong Bem Nascer, através das rodas Bem Nascer e do grupo virtual, podem contar agora com uma nova forma de abraço: o CHÁ DE BENÇÃOS, promovido pela Bem Nascer de Acolhimento. O novo serviço é um presente à grávida cujo parto se aproxima. Nesse delicado momento de virar ou revirar mãe, as mulheres usuárias da ong levam um abraço de acolhimento ao lar do bebê que ainda vai nascer.

O CHÁ DE BENÇÃOS foi concebido por Geozeli Camargos, nossa companheira da lista e das Rodas Bem Nascer e foi muito bem recebido pelas gestantes. Também participam outras voluntárias da ONG, como as psicólogas Roseana Soares e Carolina Raton. Está aberto a outras voluntárias que queiram participar das visitas.

O encontro busca levar à futura mamãe palavras de encorajamento, dicas de quem passou pela experiência, boas energias e, em especial, aliviar a ansiedade comum a essa fase com um bom bate papo. Difícil dizer a programação de um chá de parto, pois cada encontro será único, assim como cada nascimento, e estará focalizado na família grávida com suas necessidades e seus desejos. Como proposta, podemos assistir a vídeos de parto, cozinhar, fazer escalda-pés (apenas para grávidas com 38 semanas completas), ajudar na arrumação da casa que sempre aperta nessa época, fazer um lanche coletivo (cada pessoa leva um quitute) e conversar muito sobre o nascimento que está por vir. E para encerrar, fazemos uma roda em volta da barriga, um momento de concentração no nascimento e um grande abraço amoroso.

O CHÁ DE BENÇÃOS é um momento intrinsecamente feminino, mas fica mais agraciado se rodeado por crianças, bebês e seus pais. Importante lembrar: para que o parto não anteceda o CHÁ, este deve acontecer preferencialmente até a 38ª semana, no final da gestação.

Interessou? Frequente as RODAS BEM NASCER. Elas acontecem: todo segundo sábado do mês, no coreto do Parque Municipal, às 14H30 ; e no último sábado do mês, no CEAM (Centro de Educação Ambiental) do Parque das Mangabeiras, às 9h30. A entrada é franca. Pede-se contribuição para o lanche coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário