segunda-feira, 29 de junho de 2009

YOGA E PALESTRA NA RODA MANGABEIRAS

O dia amanheceu friozinho e uma brisa leve e gostosa varria as montanhas de Belo Horizonte. Eu e minha filhinha, Ayrá Sol, mascotinha da ong, subimos logo cedo, antes da neblina subir e deixar aparecer o sol. Arrumamos o espaço do CEAM e às 10h em ponto apareceram as gestantes, quatro, duas delas irmãs e que chegaram à Roda pela Internet.

Fizemos uma aula de Yoga bastante didática, onde ensinei os exercícios básicos de alívio às dores na coluna e as respirações. O Yoga Bem Nascer é adaptado totalmente à gestação e o parto. Não realizamos alguns movimentos, acrescentamos outros. O objetivo é dar qualidade à gestação e preparar o corpo e a mente para o momento do parto.

Acentuei a importância da respiração no alívio à dor do parto. Praticamos os exercícios respiratório associados ao movimento e conscientização do períneo, e ao final, fizemos a projeção mental do parto. Tudo isso ouvindo os sons da natureza.

A obstetra Ana Selma, que mora em Congonhas, mas atende partos em Ouro Branco, chegou a tempo de fazer a aula de yoga. Ela foi convidada a dar palestra e como demoramos a saber a confirmação, não foi divulgada na lista e nos blogs. Por isso, sua palestra irá se repetir em agosto.
Ela falou sobre Ecologia do Nascimento, lembrando falas de Michel Odent, que preconiza a privacidade no momento do parto. Falou dos hormônios ativos no trabalho de parto: "a ocitocina é um hormônio tímido". Ela afirma que primeiro que tudo se faz necessário o retorno ao feminino.

Interessante, de tudo o que ela falou, uma coisa foi totalmente novidade. Ela disse que o mais perigoso em um parto é um prolapso do cordão, quando cordão umbilical nasce antes da cabeça, pode levar à morte do bebê. E isso é raríssimo. E que este mito de que cordão umbilical enrolado no pescoço é perigoso, ela considera que o cordão enrola até para não nascer antes, é uma proteção. E que devemos lembrar que o nenê até então ainda respira pelo cordão, então ele não pode sufocá-lo.

Enquanto a palestra acontecia na sala, as crianças faziam yoga na varanda com a tutela de três professoras especializadas - Lidia, Kalu e Izabella. Parabéns!!! Elas podem contar melhor a experiência. Aguardamos...

Um comentário:

YOGA PARA TODOS

O bebê nasceu. Você fez Yoga durante toda a gravidez. Quando chegar aos três meses pode recomeçar com os alongamentos. Em casa, em família ...