sábado, 29 de setembro de 2012

Registro Histórico

Dr.Moysés Paciornick
Dr. Cláudio Basbaum
Dr. Hugo Sabatino
Dr, Marco Aurélio Valadares
Em 1985, aconteceu em Belo Horiozonte  o I Seminário pela Humanização do Nascimento. Foi realizado na Maternidade Odete Valadares e foi uma sementinha plantada. A promoção foi da ong Grávida - Grupo pela Garantia à Gravidez Ameaçada, fundada por mim e pelo psicólogo, Marcus Vinícius de Oliveira, que hoje está à frente do Movimento Anti-manicomial e Anti-Drogas.
Foi um momento mágico e inesquecível a última mesa deste seminário, que reuniu os maiores nomes da obstetrícia daquele tempo: o Dr. Moysés Paciornick, já falecido,que dirigia a primeira casa de parto de cócoras em Curitiba, também fez pesquisas sobre partos indígenas; o Dr. Cláudio Basbaum, introdutor do Parto Leboyer no Brasil, que dizia das impressões do bebê no momento do nascimento e pedia mais respeito, mais silêncio no momento do parto; Dr. Hugo Sabatino, pesquisador de parto de cócoras da Unicamp; e o ainda jovem obstetra, Marco Aurélio Valadares, com quem tive 4 filhos e que viria a fundar a ong Bem Nascer comigo anos mais tarde.
A questão premente para o Grávida, na época, era intervir no abuso do aborto, para isso incentivando a maternidade e paternidade consciente. A ong Bem Nascer, fundada em 2001,  enfatizava o parto natural e a profilalxia da cesárea desnecessária.
Fica aqui registrado, pois faz parte da história da obstetrícia em Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

YOGA PARA TODOS

O bebê nasceu. Você fez Yoga durante toda a gravidez. Quando chegar aos três meses pode recomeçar com os alongamentos. Em casa, em família ...